Browsing by Author "Patrasso, André Luís de Almeida"
Now showing items 1-5 of 5
-
A ciência como instrumento de construção de identidades: a formação profissional da polícia no Rio de Janeiro republicano.
Patrasso, André Luís de Almeida | Date Issued: 2013A instituição policial tem sido tema de diversas reflexões no âmbito da pesquisa histórica. No caso do Brasil, as análises sobre a polícia se detiveram, na maior parte, em seu caráter político-institucional, não enfatizando, ... -
O desempenho da Escola de Polícia do Rio de Janeiro e a formação de uma identidade institucional científica (1903-1918)
Patrasso, André Luís de Almeida | Date Issued: 2013A presente pesquisa, na qual este trabalho está inserido, tem por objetivo analisar a criação e o funcionamento da Escola de Polícia do Rio de Janeiro durante o seu curto período de atividade – 1912 a 1918 –, no sentido ... -
Entre a modernidade e a identidade institucional: o papel da ciência na construção das agências especializadas da polícia carioca (1903-1912)
Patrasso, André Luís de Almeida | Date Issued: 2013No Brasil, as análises sobre a polícia se detiveram, na maior parte, em seu caráter político-institucional, não enfatizando, todavia, suas agências internas e especializadas, como é o caso do Gabinete de Identificação e ... -
A Escola de Polícia do Rio de Janeiro: ciência, identificação e educação profissional (1912-1918)
Patrasso, André Luís de Almeida | Date Issued: 2015A instituição policial tem sido objeto de variadas reflexões no âmbito da pesquisa histórica. No caso do Brasil, as análises sobre a polícia se detiveram, em maior parte, em seu caráter político-institucional, não enfatizando, ... -
É ou não a defesa social? Polícia, ciência e identificação criminal no Rio Janeiro, 1899-1915
Patrasso, André Luís de Almeida | Date Issued: 2021A presente tese de doutorado possui como objetivo a análise e a caracterização do processo de institucionalização de métodos de registro pessoal para fins criminais e civis no Rio de Janeiro entre 1899 e 1915 no âmbito do ...